terça-feira, 5 de julho de 2011

Estatística Solidária

             Na última quinta-feira, dia 30,  Arthur Domâcio de 5 anos faleceu vítima de leucemia, no Hospital das Clínicas de São Paulo. O garoto havia se tornado símbolo da campanha ‘ 5ml de esperança’ que comoveu todo o estado de Minas Gerais e atingiu números recordes no cadastramento de doadores de medula óssea. Só em Patos de Minas, cidade natal do pequeno Arthur, foram feitos 1700 cadastros em um único dia.
            Em pouco mais de três meses foram feitos 30 mil cadastros no estado de Minas Gerais sendo 4 mil na cidade de Patos de Minas. Estatística histórica.
            Porém, se partirmos do princípio que de acordo com os dados do IBGE – Censo 2010 a população brasileira atual é de 190.732.694 habitantes, que Minas Gerais é o segundo estado mais populoso do Brasil, quase 20 milhões de habitantes e que  Patos de Minas é a 16ª cidade do estado em população com 138.836 habitantes; este número ainda é muito pequeno.
            Encontrar um doador compatível é praticamente impossível. Arthur lutou contra o seu câncer desde os 2 anos de idade, milhares de cadastros foram feitos nestes três anos e mesmo assim ele não conseguiu encontrar um doador. Quanto mais cadastros forem feitos, maior será a chance de encontrar essa ‘agulha no palheiro’.
            O anjinho Arthur se foi, mas a campanha não pode parar. Eu sou doadora de medula óssea, seja você também um doador de esperança! 

 - Marina 

2 comentários:

  1. Também sou doadora de medula! Já fiz meu cadastro, tirei o pouquinho de sangue lá... rs
    E desde que meu pai se foi, por esse mesmo motivo, passei a ser doadora de sangue também. Bom, ainda não estou exercendo essa *ação porque tenho que esperar um ano pelo piercing... mas ano que vem vou passar a doar!
    Um parabéns pra todos que contribuem pelo nosso bem maior, que é a vida.

    ResponderExcluir
  2. é sempre importante a gente contribuir.. de um jeitinho ou de outro! Parabéns pra vc tbm, amigs.. por ser doadora de esperança!! =)

    ResponderExcluir