domingo, 18 de março de 2012

Depois de uma noite longa de sono profundo e de sonhos mirabolantes, nada como acordar em um domingo nublado e frio; e me permitir ficar horas a ler um livro debaixo das colchas antes de me levantar da cama. Eu amo dias quentes e ensolarados, mas confesso que tenho minha paixão por dias assim acinzentados. Me traduzem um certo sentimento indecifrável e me remetem um certo desejo prolongado de deslocamento deste Novo Mundo para o mundo de lá. Não que eu ache que tenha nascido na época errada, ou no mundo errado. Mas sou loucamente vislumbrada pela história dos povos e de todas as nações; e se pudesse entraria agora em um avião e sairia por aí conhecendo cantinho por cantinho do mundo. 


Começaria pela Europa (o mundo de lá). Desembarcaria em Londres, conheceria quatro ou cinco castelos, passaria por Stratford-upon-Avon para ler algumas poesias, depois seguiria de trem até a Escócia para poder me sentir dentro de uma viagem nostálgica. Passaria brevemente pela Irlanda, e partiria para a França. Sem tempo determinado, sem roteiro, e sem muito dinheiro conheceria todos os países que já foram palcos de grandes acontecimentos. Alemanha, Rússia, Itália, se desse tempo, um pulinho na Grécia para visitar o Monte Olimpo antes de começar a viagem de volta. Passaria rapidinho na Espanha pra visitar alguns amigos e, de lá, partiria para a famosa Coimbra em Portugal. De Lisboa, pegaria uma nau e voltaria para redescobrir o Brasil. 



Os outros países da Europa ficariam para uma segunda viagem. Na terceira viagem, confesso que ficaria em dúvida entre a Ásia e a África, mas acho que acabaria preferindo as regiões montanhosas do Japão, os templos budistas e as sessões de Yôga. Nada de Tóquio e de movimento e nem de moda colorida! Depois de realizado esses sonhos, acho que deixaria o resto do mundo para os sonhos que vierem, e as outras vontades que forem surgindo.

Se eu fosse sozinha, na primeira viagem, arrumaria um amor em cada porto (ou aeroporto), e não voltaria pra contar história! Se eu fosse acompanhada, ou se ficasse perdidamente apaixonada por um estrangeiro com cara de 007 ou de herói de filme espanhol, aproveitaria todas as lareiras e todos os vinhos de Florença.

Que vontade de viajar!!!

Se tivesse um dia de calor infernal, provavelmente, eu estaria aqui sonhando com as praias do nordeste e com as cachoeiras das serras mineiras, tenho quase certeza que tenho a alma cigana, e que não me contendo com o mesmo lugar o tempo todo. Mas, como o dia está gostoso e eu estou morrendo de frio no dedinho do pé enquanto escrevo isso, quero ir imediatamente para Londres! Aproveitar que já é primavera e curtir todos os campos floridos da Europa. Confundir o brilho dos meus olhos com o brilho dos vitrais de todos os castelos e de todos os museus e realizar todos os meus sonhos de menina!



2 comentários:

  1. Oh vontade em amiga de pegar o primeiro voo em direção ao inesperado ao tangível ao mundo sem historias já escritas aventuras inéditas, confesso que essa vontade tbm bateu a minha porta. Europa aiii um dia te desbravo ;)
    Amei viu
    Bjinhos

    ResponderExcluir